Existem duas maneiras de meditar. Um caminho consiste em silenciar a mente. O homem comum pensa que se silenciar a mente, tornar-se-á um tonto. Pensa que se a mente não tem pensamentos, então a mente perdeu tudo. Mas esta não é a verdade no caminho espiritual. No caminho espiritual, quando silenciamos a mente, vemos que uma nova criação, uma nova promessa a Deus, desperta na mente. Atualmente não temos cumprido a nossa promessa com Deus; não temos dedicado toda a nossa existência a Deus. Quando conseguimos silenciar a mente, estamos na posição de satisfazer e completar Deus.
O outro caminho para a meditação consiste em esvaziar o coração. Atualmente o nosso coração está cheio de problemas e espirais emocionais causados pela vida impura que o envolveu. O coração é como um vaso. Agora o vaso está cheio de coisas mundanas, coisas que nos limitam e que nos cegam. Se conseguirmos esvaziar o coração-vaso, haverá alguém que virá enchê-lo de paz divina, luz e alegria, as quais nos libertarão. Quando esvaziamos o nosso coração da ignorância, a Luz-Sabedoria Divina virá preenchê-lo.
Se uma pessoa não acredita em Deus, poderá ainda assim meditar?
Se alguém não acredita em Deus, poderá praticar meditação mas poderá não alcançar nada. A meditação é o caminho que leva a Deus. Se não acreditares em Deus, então naturalmente não irás seguir esse caminho.
Excerto retirado do livro “Meditação” de Sri Chinmoy