Nascido Chinmoy Kumar Ghose, na pequena aldeia de Shakpura em Bengala Oriental (hoje Bangladesh) em 1931, Sri Chinmoy era o mais novo de 7 filhos. Em 1944, depois de ambos os seus pais terem falecido, com 12 anos de idade Sri Chinmoy entrou no Ashram de Sri Aurobindo, uma comunidade espiritual perto de Pondicherry, no sul da Índia. Aqui ele passou os próximos 20 anos em prática espiritual – incluindo longas horas de meditação, prática de atletismo, escrita de poesia, ensaios e cânticos espirituais. No início da adolescência, Sri Chinmoy teve muitas experiências interiores profundas, e nos anos seguintes alcançou estados muito avançados de meditação. Em 1964 mudou-se para Nova Iorque, para compartilhar sua riqueza interior com aspirantes sinceros no Ocidente.
Sri Chinmoy vê a aspiração – o incessante anseio do coração por realidades sempre mais elevadas e mais profundas – como a força espiritual por trás de todos os grandes avanços na religião, cultura, desporto e ciência. Ao viver no coração e aspirando por auto-transcendência contínua, homens e mulheres podem apresentar o melhor em si mesmo e encontrar seu caminho para a verdadeira satisfação. Em suas palavras:
“Nosso objectivo é ir do excelente para o mais excelente, de alto a mais alto. E, mesmo nas alturas, não há fim para o nosso progresso, pois o próprio Deus está dentro de cada um de nós e Deus a cada momento transcende a sua própria realidade. “
Sri Chinmoy serve como guia espiritual para estudantes em cerca de mais de 60 países por todo o mundo, encorajando um estilo de vida equilibrado, que incorpora disciplinas interiores de oração e meditação com o dinamismo da vida contemporânea.
A vida de Sri Chinmoy era uma expressão da criatividade ilimitada. Sua vasta produção abrange os domínios da música, poesia, pintura, literatura e desporto. Suas contribuições em cada um desses campos é marcante e de grande alcance.
Sri Chinmoy é um exemplo notável das capacidades exteriores que podem advir de uma vida interior de oração e meditação. Músico notável, compôs mais de 21.000 canções em inglês e bengali. Nos últimos 25 anos, ofereceu 700 concertos de música meditativa para a paz. Através da música, ele transmite uma mensagem de harmonia exterior e paz interior.
Sri Chinmoy não cobra nada pela orientação espiritual, concertos, palestras e meditações públicas. Escritor e poeta notável, Sri Chinmoy publicou mais de 1500 livros, surpreendendo pela quantidade, mas sobretudo, pela qualidade e profundeza da sua obra quer seja poesia, ensaios ou peças de teatro.
Viajou com regularidade pelo mundo, encontrando-se com líderes comunitários e mundiais, com o intuito de promover a paz mundial. Por duas vezes consecutivas foi nomeado para candidato ao Prémio Nobel da Paz, tendo sido o impulsionador de várias iniciativas para promover a solidariedade e união entre os povos, valendo-lhe várias distinções e prémios, da ONU, UNESCO, de vários parlamentos e governos, de várias ONG’s, organizações religiosas e de solidariedade social, assim como, de inúmeras universidades, entre elas, as de Oxford e Cambridge. Estas homenagens têm vindo a multiplicar-se depois de em 2007, Sri Chinmoy ter deixado este mundo, ficando no entanto o seu enorme legado. Entre os múltiplos projetos que apadrinhou, destacam-se, a fundação de uma ONG Oneness-Heart-Tears and Smiles, assim como o programa de ajuda humanitária Kids to Kids, e a emblemática corrida, Sri Chinmoy Oneness Home Peace Run.
Sri Chinmoy entrou em Mahasamadhi – o processo através do qual os Mestres místicos espirituais deixam o corpo, na manhã de 11 de Outubro de 2007.