A Mente Silenciosa
Por vezes eu devo estar em silêncio,
Pois esse é o único caminho
Para saber um pouco melhor,
Para pensar mais sabiamente,
Para me tornar um pouco mais perfeito,
Para reivindicar Deus um pouco mais cedo.
Acalmando a mente
Sem importar qual o caminho a seguir para a meditação, a primeira e principal lição é tentar manter a mente quieta e calma. Se a mente está em constante burburinho, se está todo o tempo à mercê de pensamentos impiedosos, então não farás quaisquer progressos. A mente tem de ser acalmada e aquietada para quando a luz descer do alto, possas estar completamente consciente dela. Na tua consciente observação e consciente aceitação da luz, entrarás numa profunda meditação e verás a purificação, transformação e iluminação da tua vida.
Como farás a tua mente acalmar e aquietar? A mente tem o seu próprio poder e agora mesmo esse poder é mais forte que a tua vontade e determinação em meditar. Mas se conseguires ajuda do teu coração, então gradualmente conseguirás controlar a mente. O coração, por sua vez, recebe assistência permanente da alma, que é toda luz e poder.
Esvaziando a mente
Não podes pensar que quando não existe coisa nenhuma na tua mente te tornas num tolo ou agirás como um idiota. Isto não é verdade. Se conseguires manter a mente calma e tranquila por dez a quinze minutos, um novo mundo amanhecerá dentro de ti. Esta é a base de toda a evolução espiritual. Neste momento consegues tornar a mente calma e sossegada por apenas uns segundos, ou por um minuto, mas se conseguires manter a tua calma, firmeza e tranquilidade durante meia hora ou mesmo quinze minutos, eu te asseguro que dentro dessa tranquilidade um novo mundo cheio de tremenda luz divina e poder crescerá.
Quando não tens qualquer pensamento na mente, por favor não te sintas completamente perdido. Pelo contrário, sente que algo divino está a ser preparado na tua natureza pura e aspirante. Não poderás esperar resultados imediatos. O agricultor lança a semente e depois espera; ele não espera que a cultura germine num instante. Demorará umas semanas ou alguns meses a germinar. A tua mente pode ser como um terreno fértil. Se plantares a semente do silêncio e firmeza e a cultivares pacientemente, cedo ou tarde estarás sujeito a receber a abundante colheita da iluminação.
A mente não é necessária para a meditação, pois pensar e meditar são assuntos absolutamente diferentes. Quando meditamos, não pensamos de todo. O objetivo da meditação é libertar-nos de todos os pensamentos. O pensamento é como um ponto num quadro escuro. Seja bom ou mau, ele está naquele lugar. Apenas se não existir pensamento, qualquer que for, podemos crescer na mais elevada realidade. Mesmo em meditação profunda os pensamentos podem aparecer, mas não na mais elevada meditação. Na mais elevada meditação, existe apenas luz.
Calmamente e firmemente
se conseguires tranquilizar a tua mente agitada,
imediatamente e alegremente Deus abrirá
o Seu imensurável Coração.
Texto retirado do Livro “Meditação” de Sri Chinmoy