A fragrância da flor-pureza
A pureza interior depende em alguma medida de uma limpeza exterior. Se tomares um duche e vestires roupas limpas, se o teu corpo está puro e limpo em todos os aspetos possíveis, então isso irá acrescer à tua pureza interior. A pureza interior verdadeira é a constante lembrança do Supremo, que é o nosso Eterno Piloto. É o sentimento de ter dentro do mais profundo do nosso coração um templo vivo. Isto é infinitamente mais difícil do que tomar um duche e manter o corpo limpo. Mas se mantiveres a tua vida exterior limpa, então isso irá claramente ajudar o teu despertar interior e ajudar de verdade a lembrar constantemente o Eterno Piloto.
Se invocarmos a pureza, então estamos destinados a fazer emergir a nossa divindade interior. Tens de sentir que Deus está dentro de ti, a pureza está dentro de ti; somente terás que a revelar. Como podes revelá-la? Poderás consegui-lo imaginando dentro de ti próprio as coisas que vês à tua volta como puras.
Podes purificar a tua existência sentindo dentro de ti próprio uma bela rosa ou flor-de-lótus, ou uma outra qualquer flor de que gostes. Uma flor é toda pureza. Tenta identificar-te com a consciência da flor ou com a pureza da flor. Hoje é imaginação, mas se continuares a imaginar durante cinco dias, ou dez dias, ou um mês ou dois, então acabarás por ver e sentir a flor dentro de ti. A princípio poderás senti-la, depois estás compelido a ver a existência da flor e depois automaticamente a fragrância e a pureza da flor irão entrar dentro de ti e purificar-te-ão.
Olha para a flor cedo pela manhã e inala a sua fragrância. Depois olha diretamente para o sol, para o nascer do sol. Quão belo é! Pela tardinha, olha para a lua. Vês algo de impuro nela? Olha para a chama de uma vela e verás que é toda pureza; imagina que está a queimar todas as tuas impurezas. Olhar para qualquer coisa que te deixe um sentimento de pureza irá ajudar-te a purificar a tua natureza.
Uma outra coisa que podes tentar é, conscientemente, inspirar pureza durante a tua meditação. A princípio poderás ter de usar a tua imaginação, mas passado algum tempo irás ver e sentir que não é de todo imaginação. Quando a pureza entra, é como uma corrente que vem das plantas dos teus pés até ao topo da tua cabeça e tudo dentro de ti se torna purificado por ela.
O que tu tens sempre:
Uma fonte de chamas.
O que tu és constantemente:
Uma flor de pureza
Texto retirado do Livro ” Asas da Alegria” de Sri Chinmoy