Como é que eu posso ter amor sincero por toda a humanidade?
Tu poderás ter amor sincero por toda a humanidade apenas quando amares a fonte da humanidade, Deus. Se tu amares a raiz, apenas aí poderás amar a árvore. A raiz neste caso é Deus. Se tu estás consciente da fonte, então podes realmente amar a humanidade. Tu não podes amar verdadeiramente nenhum ser humano a menos que e até amares Deus. Se conseguires sentir que amas Deus e Deus apenas, e ninguém mais, então irás amar todos, porque Deus está dentro de todos.
Cada vez que eu amo a humanidade
Sem reservas,
Cada vez que eu amo Deus
Incondicionalmente,
Eu reivindico uma parte
Da minha própria vida real.
Como é que alguém pode aceitar e amar o próximo?
Tu deves considerar as pessoas à tua volta como membros do teu próprio corpo. Sem eles estás incompleto. Cada pessoa tem um papel a assumir. O teu polegar é muito mais forte do que o teu dedo mínimo. Mas o dedo mínimo também tem a sua função. Deus deu-nos cinco dedos. O teu dedo do meio é o mais comprido. Se sentires que por esta razão não necessitas dos dedos mais curtos, então estás tristemente enganado. Se quiseres tocar piano ou se quiseres escrever, precisas dos cinco dedos.
Tu podes amar as pessoas à tua volta apenas quando sentires a necessidade da real perfeição. Se te mantiveres isolado como um indivíduo, então o teu progresso espiritual será limitado. Porque é apenas aceitando a humanidade como parte e parcela da tua própria vida, e aperfeiçoando a humanidade com a tua própria iluminação, que te consegues aperfeiçoar.
Em termos práticos, como é que nós podemos dar ao mundo o nosso amor e preocupação?
De manhã ou de noite, durante a tua oração habitual, podes adicionar à tua oração: “Ó Senhor, eu desejo que este mundo seja melhor, mais iluminado e mais realizado, pela Tua infinita Graça.” Deus é o Criador e Sustentador do mundo. Se a tua oração chegar ao Criador, o que irá certamente acontecer desde que ela seja sincera e intensa, Ele conseguirá facilmente transportar a tua preocupação e amor a todo o mundo.
Nós conseguimos facilmente dar aos outros a paz, a alegria, e o amor que recebemos na nossa meditação. Mas o processo é um processo interno. E a melhor maneira de realizar todo este processo é aproximarmo-nos da Fonte. Nós sabemos que não conseguimos ir a todo lado, e que não conseguimos aproximar-nos de todos durante a nossa oração. Mas há Alguém que pode fazer isto em nosso nome, e esse Alguém é Deus. Durante a nossa oração, se nós Lhe pedirmos para oferecer paz, preocupação e amor ao mundo em geral, naturalmente Ele pode fazê-lo. Portanto a nossa comunhão diária com Deus, é a melhor maneira de oferecermos ao mundo o nosso amor e a nossa preocupação.
Como é que eu posso aumentar a minha capacidade de aceitar amor?
Tu poderás aumentar a tua capacidade de aceitar amor dando amor aos outros. Quanto mais amor deres, mais irás receber. Portanto se fores capaz de dar mais amor à humanidade, então serás capaz de receber amor abundante da humanidade. Estás a expandir a tua própria realidade dentro de realidade universal de Deus.
Se nós realmente nos importamos
Com a unicidade-amor do coração,
Então Deus irá sempre providenciar-nos
Oportunidades sem limites
Aqui na terra
Para expressar o nosso amor
E para sermos amados pelos outros
Excerto do Livro “Amor” de Sri Chinmoy