Em que é me devo focar durante a meditação?

Updated

Pergunta: Durante a meditação e a oração, algumas pessoas concentram-se em alguns objetos, como fotografias ou outras coisas. Será sensato apegar-se a estes objetos, ou é mais prudente meditar em algo disforme, sem forma, que não possam ver?

Sri Chinmoy: Quando meditam em algo, eles não estão a adorar aquele objeto em particular como sendo Deus. Estão apenas a receber inspiração desse objeto. Eu olho para uma vela e vejo a chama, mas não tomo a chama por Deus. Uso a chama como fonte de inspiração. A chama inspira-me e aumenta a minha aspiração para subir mais alto com um choro ardente interior. Posso manter uma flor diante de mim quando medito. A flor não é Deus, apesar de no interior da flor estar Deus. Mas a flor inspira-me e oferece-me pureza. Posso queimar incenso. Incenso em si mesmo não é Deus para mim, mas o incenso dá-me uma sensação de pureza e ajuda-me no meu progresso espiritual.

Qualquer coisa que sirva de inspiração devo usar de modo a aumentar a minha aspiração, seja uma imagem, uma vela ou uma flor. Pois quando a minha aspiração e inspiração aumentam, sinto que dei mais um passo no sentido do meu objetivo. Mas a imagem ou a vela ou a flor em si mesmas não são objeto da minha adoração.