Meditação e a Disciplina

Created

Como pode aumentar a sua disciplina?

A maneira mais fácil é desenvolver uma sede verdadeira, um clamor interior pelos frutos da disciplina. Pode fazer isso vendo o que acontece quando tem uma vida disciplinada e vendo o que acontece quando não tem essa vida disciplinada. Você mesmo deve ser o juiz. Ao levantar-se às cinco ou seis horas e meditar por quinze minutos ou meia hora, sente-se extremamente bem, sente que o mundo inteiro é belo. Ama a todos e todos o amam. A criação de Deus é toda amor por si e você é todo amor pela criação de Deus. Por se ter levantado e meditado, fica inundado com bons pensamentos.

Ame a sua meta!

Automaticamente

Fará progresso.

Texto retirado do Livro “A Jornada

Uma hora fixa é importante

Quer medites de manhã ou à tardinha, é de máxima importância teres uma hora fixa para a tua meditação. Mesmo uma criança chorará pelo leite da sua mãe numa hora certa. Se fores dono de uma loja, se abrires a porta sempre às nove horas, então os outros terão a segurança de que podem aparecer às nove e a terás realmente aberta. Tudo tem a sua própria hora. O teu ser interior e o teu Piloto Interior, O Supremo, sempre observam. Se marcares uma hora em particular, então o Supremo tem confiança em ti. O Supremo diz, “A esta hora ele não anda a vadiar por aí; está a meditar. Se Eu lhe oferecer algo a esta hora, definitivamente ele estará lá para o receber”.

Tu e Deus deviam chegar a um acordo em relação a uma determinada hora para o vosso encontro diário. Quando Ele vem àquela hora, se dormes profundamente, Ele perdoar-te-á. Se não estiveres lá amanhã, ele perdoar-te-á novamente. Mas não serás capaz de te perdoar a ti próprio. A tua unicidade com Deus não te permitirá que te perdoes a ti próprio. A tua alma vai-te causar tamanha dor que te sentirás miserável. O amor da tua alma pelo Altíssimo é muito importante para ti. Quando o teu Amigo Eterno está a chegar, o hospedeiro quer estar pronto. A mente humana é muito traiçoeira. Entregue a si própria, a mente ignorante, obscura, tentará impedir-te de fazeres o que está certo do ponto de vista espiritual. Encontrarás muitas desculpas para te afastar do preenchedor desejo da tua alma. Mas se a tua aspiração for sincera e intensa, a disciplina de ter uma hora definida para meditar ajudar-te-á a lutar contra a letargia e os desvios da mente.

Quando tu não dás atenção às inúmeras

coisas exteriores, verás que a verdade está a olhar para ti e a

dar-te força para disciplinares a tua vida. 

Supõe que queres meditar às seis e meia. Esta é a tua hora escolhida. Se te levantares às sete, a tua própria letargia e ociosidade levará a tua inspiração. Numa mão, a tua letargia tentará justificar-se. Entrará na tua mente consciente e dirá, “Oh, eu vim para casa muito tarde; é por isso que não me consegui levantar”. Ou, “Nos últimos seis dias levantei-me às seis e meia. Como Deus é todo bondade, hoje Ele vai-me perdoar”. Existem tantas maneiras da tua mente poder justificar o levantar tarde. Mas mesmo que venhas para casa tarde, isso não significa que não faças primeiro as primeiras coisas. A primeira coisa é meditar; a primeira coisa é Deus.

Uma vez que comeces a tua jornada, se não te mantiveres a andar em direção ao objetivo, então estarás perdido. Podes pensar, “Hoje estou cansado, por isso pararei aqui e vou descansar. Amanhã voltarei a andar”. Mas tens de saber que a ignorância está mais alerta que a tua própria aspiração. Uma vez que te comeces a justificar, não haverá fim para isso. A regularidade dir-te-á que o objetivo é real. Mas se fores pontual imediatamente uma espécie de dinamismo e movimento estará lá. A tua regularidade é como um automóvel. Porque tu tens um automóvel, nessa altura sabes que a qualquer altura podes conduzir. A pontualidade é quando na verdade dás à chave e pões o motor a trabalhar. Com a regularidade obténs apenas uma vaga ideia de que o farás. Mas com a pontualidade, fá-lo-ás verdadeiramente.

Se fores regular e pontual na tua meditação, repararás no teu próprio progresso. Se conseguires meditar sinceramente e profundamente numa hora fixa todos os dias, virá a altura em que te vais tornar num especialista. Nessa altura serás capaz de meditar enquanto estás a fazer alguma coisa e não necessitarás de uma hora fixa. Eventualmente serás capaz de meditar vinte e quatro horas por dia embora estejas a falar com pessoas e a fazer as tuas múltiplas atividades diárias. Mas para isso precisas de muitos anos – talvez de muito tempo – de prática.

Nenhum caminho pode ser demasiado árduo para ti

se tiveres um presente de Deus: fé em ti próprio.

Texto retirado do livro “Meditação” de Sri Chinmoy

A realidade última

Para um principiante, meditar parece ser a realidade última, mas quando alguém se torna num aspirante avançado, saberá que a meditação leva apenas à realidade última. A realidade última é algo que se alcança ou que vai crescendo à medida que se segue no caminho da meditação. A vida divina não está fora do nosso alcance aqui na terra. A nossa realização Divina aqui na terra não pode permanecer para além do nosso alcance se soubermos o segredo dos segredos. Esse segredo é crescer no amor divino, onde o amante e o Amado se tornam um, a criação e o Criador se tornam um, o finito e o Infinito se tornam um. Quando a iluminação amanhece num ser humano, Deus deixa de ser apenas uma promessa, mas um ato realizável.

Tu podes mudar a tua vida. Não deves esperar anos ou mesmo meses por esta mudança. Isto começa no momento em que mergulhas no mar da espiritualidade. Tenta viver a vida da espiritualidade com disciplina por um dia, apenas um dia. Estás destinado ao sucesso.

Eu devo-me chamar a mim mesmo;

Eu devo chamar.

Na floresta do meu coração, ver-me a mim mesmo,

Devo amar-me a mim mesmo.

Eu devo ser a minha própria conquista,

A minha absoluta riqueza.

A jornada da luz suprema irá começar

No coração da liberdade.

Texto retirado do livro “Asas da Alegria”