Meditação – Medo e Coragem

Updated

Medo da vida interior

Por vezes as pessoas têm medo da própria espiritualidade. Se soubessem o real significado de espiritualidade, iriam abraçá-la de imediato. A espiritualidade mostra-nos o nosso objetivo e esse objetivo é a realização do Infinito dentro de nós.

Talvez tu tenhas medo da vida interior. Tu podes sentir que no momento em que te lançares na vida interior, ficarás completamente perdido como um bebé na floresta. Também podes pensar que ao aceitar a vida interior estás a construir castelos no ar. Finalmente, tu podes sentir que aceitar a vida interior é atirares-te para dentro da boca de um leão a rugir que irá devorar-te completamente. Tu tens inúmeros sonhos doces. Tu queres transformar estes sonhos em realidade, e sentes que se embarcares na vida interior, serás privado de todas estas conquistas. Naturalmente, começas a afastar-te da vida interior.

A luz interior nunca pode desapontar-te. É a noite que desaponta. Se te banhares no mar da luz, nunca te perderás. Durante a tua meditação, e durante as horas em que estás desperto, tenta sentir conscientemente que estás a crescer em luz interior. Quando cresces em luz interior, o teu sentimento de medo está condenado a desaparecer. A tua existência veio da luz interior e agora tu estás a tornar-te mais consciente disso.

Se tens medo de entrar na vida espiritual de todo o coração, tenta perceber se o mundo exterior pode alguma vez satisfazer-te verdadeiramente. Um dia, depois de teres tido uma meditação muito boa, gasta alguns minutos para te identificares com os teus amigos ou outros que não estão a aspirar. Alguns podem ser muito ricos e bem-sucedidos, outros podem ter famílias grandes, mas será que as suas vidas lhes trouxeram felicidade verdadeira ou simplesmente frustração e sofrimento? Depois examina a tua própria vida. Tu podes não ter milhões de euros, mas és a pessoa mais feliz. O que te fez feliz? A tua aspiração e meditação.

A vida espiritual nunca pode ser uma vida artificial. A espiritualidade é algo natural e espontâneo. Ela diz-nos que não temos de estar limitados pela frustração, medo e ansiedade. Ela diz-nos que, se a nossa vida exterior está cheia de miséria, frustração, derrota e limitação, é igualmente verdade que temos dentro de nós uma vida ideal que é toda harmonia, toda perfeição e realização. A vida interior quer muito prazerosamente, alegremente, e devotamente ser a ponte viva entre a nossa vida presente e a nossa vida ideal.

Se tiveres a coragem sincera

De assumir que estás completamente perdido,

Então Deus tem a ilimitada Compaixão

Para te mostrar o caminho

Para a Satisfação-Objetivo.

 

A meditação conquista o medo

A meditação é absolutamente a melhor forma para superar o medo. Na meditação nós identificamo-nos com o Vasto, com o Absoluto. Nós temos medo de alguém ou de alguma coisa porque não sentimos que essa pessoa ou coisa em particular é uma parte de nós. Mas quando nós estabelecermos a nossa unicidade consciente com o Absoluto, sentiremos que tudo é parte de nós. E como poderemos nós ter medo de nós próprios?

Se nós temos medo de alguém, é porque não expandimos a nossa consciência para o incluir; nós sentimos que a outra pessoa é um estranho para nós. Eu não tenho medo de nenhum dos membros do meu corpo porque eu os reconheço como fazendo parte de mim. Quando praticamos a espiritualidade, tentamos aumentar a nossa consciência até abarcar todo o comprimento e largura do mundo. Com a nossa atenção consciente, tornamo-nos um, totalmente um com o universo, por isso o medo não pode existir.

O verdadeiro sentido da meditação é unir, expandir, iluminar e imortalizar a nossa consciência. A maior parte das vezes, quando falamos com os nossos amigos ou andamos nos nossos afazeres, não estamos conscientes da Divindade dentro de nós. Mas quando estamos a meditar, estamos conscientemente a tentar ficar cientes da nossa íntima Divindade. A Divindade não tem medo da humanidade porque a Divindade tem Poder infinito. Quando tivermos livre acesso à Divindade, quando a nossa existência inteira, interior ou exterior, estiver carregada com o Poder infinito e ilimitado da Divindade, como poderemos ter medo da humanidade? É impossível!

Como conquistar o medo?

Senta-te aos pés

Da tua iluminada consciência-luz.

Esta luz tem a robusta força de vontade

Para te proteger, para te aperfeiçoar e para te libertar.

 

Textos retirados do Livro “Asas da Alegria” de Sri Chinmoy