Técnicas, exercícios e dicas para meditação guiada
“Por favor, olhe para a flor inteira por alguns segundos e, enquanto estiver se concentrando nela, tente sentir que você próprio é essa flor. Ao mesmo tempo, tente sentir que essa flor está crescendo dentro do seu coração – nas profundezas do seu coração.”
Sri Chinmoy
Meditação guiada
Primeiro: por que meditar?
Independendemente de se tratar de uma meditação guiada ou um exercício mais tradicional, essa é uma pergunta fundamental se você chegou até aqui. Sri Chinmoy explica de uma forma muito bela um dos principais motivos para se aprender a meditar:
“Se sentimos que estamos satisfeitos com o que temos e com o que somos, então não precisamos nos preocupar em meditar. A razão pela qual começamos a meditar é porque temos um anseio interior. Sentimos que dentro de nós existe algo luminoso, vasto, divino. Sentimos que precisamos disso desesperadamente, mas que no momento não temos como obtê-lo. Nosso anseio interior vem da nossa necessidade espiritual.”
Sri Chinmoy
Meditação guiada: o que é?
Meditação guiada é quando usamos um estímulo externo contínuo como ferramenta para silenciar a mente. Com o silêncio da mente, o coração consegue operar, e, por consequência, há um despertar no ser humano. A meditação guiada é só uma das muitas formas de se alcançar esse estado meditativo.
A meditação guiada é o melhor tipo de meditação?
O melhor tipo de meditação depende de cada um – pode ser a meditação guiada, pode ser em silêncio, com música ou num ponto. A melhor forma para você meditar é aquela onde alcança um pouco de luz, um pouco de paz, um pouco de divindade. Com o passar do tempo, isso se acumulará e você se verá como uma pessoa renovada – cheia de satisfação genuína, felicidade para compartilhar e coragem para seguir sempre em frente. O caminho de meditar é uma estrada para guerreiros, soldados espirituais!
Tipos de meditação guiada
São diversos tipos: podem ser imaginando qualidades, visualizando locais, sentindo o seu corpo, concentrando-se em sensações, etc. No final, o que importa é que a meditação guiada seja um instrumento para o seu auto descobrimento – iniciando pela descoberta de silenciar a mente e ouvir o seu coração espiritual – que é onde mora a alma – que é onde reside a nossa missão na Terra.
Vantagens e desvantagens da meditação guiada
Quando fazemos um exercício conduzido de meditação, podemos descansar a parte ativa da nossa mente. Tentamos seguir o fluxo da técnica de meditação guiada que nos é oferecido. Assim, não precisamos nos preocupar com mais nada, e a técnica pode surtir efeito porque nossa mente fica mais receptiva.
Já a desvantagem fica por conta de que precisaremos desse estímulo sempre que formos tentar uma meditação guiada. Seja um praticante, um aparelho de mp3/ipod, um vídeo online, uma gravação da internet, etc, seremos dependentes desse auxílio. Por isso, costumo recomendar para os iniciantes que comecem a meditar usando outras técnicas diariamente. A meditação guiada você pode usar quando quiser variar um pouco.
Fazendo as técnicas mais tradicionais de meditação, você pode se acostumar a silenciar a sua mente utilizando a sua própria força de vontade. Isso será uma conquista inestimável.
Vídeo de meditação guiada – meditar no coração
A primeira parte é uma meditação guiada, e a segunda mostra Sri Chinmoy em meditação profunda. Observando a imagem em meditação facilitará que você mesmo entre na sua própria meditação. Download
Meditação no Sol
Basta manter silêncio, observar o sol e, quando Sri Chinmoy estiver entoando os mantras, eles nos ajudarão a ficar num estado meditativo. Tente ouvir os mantras e observar o Sol com os ouvidos e olhos do coração. A meditação não acontece na mente.
Algumas dicas:
- Tenha um lugar só para meditar (pode ser um canto do seu quarto);
- Vista uam roupa clara (branca) e não coma antes de meditar;
- O melhor horário para começar é até às 6h da manhã;
- Mantenha os olhos semi-abertos, focados num ponto, numa flor, etc.