A essência do Aum
Aum é um único, indivisível som; é a vibração do Supremo. Aum é o som-semente do universo, pois com este som Deus pôs em movimento as primeiras vibrações da Sua criação. O mais poderoso de todos os mantras é Aum; Aum é a mãe de todos os mantras. A cada segundo Deus está a recriar-Se de novo dentro do Aum. Sem nascimento é Aum, sem morte é Aum. Nada mais Aum existiu, existe e existirá.
Aum é um único caracter em Sânscrito representado em Português por três letras, mas pronunciado como uma única sílaba. A sílaba Aum é indivisível, mas cada porção representa um aspeto diferente do Supremo. O ‘A’ representa e incorpora a consciência de Deus o Criador, o ‘U’ incorpora a consciência de Deus o Preservador e o ‘M’ incorpora a consciência de Deus o Transformador. Tomadas em conjunto, Aum é o ritmo cósmico espontâneo com o qual Deus abraça o universo.
O som de Aum é único. Geralmente ouvimos um som quando duas coisas chocam entre si. Mas Aum não necessita de tal ação. É anahata, ou sem choque; é o som insondável. Um iogue ou Mestre espiritual consegue ouvir o Aum auto gerado no seu mais profundo recanto do coração.
Existem muitas formas de entoar Aum. Quando o dizes em voz alta, sentes a omnipotência do Supremo. Quando o cantas sussurrando, sentes a alegria do Supremo. Quando o cantas em silêncio, sentes a paz do Supremo.
O Aum universal apresentado pelo Supremo é um oceano infinito. O Aum individual cantado pelo homem é uma gota nesse oceano, mas que não pode ser separado do oceano, e poderá reclamar o oceano como seu. Quando um homem canta Aum, ele toca e clama pela vibração cósmica do Som supremo.
É melhor cantar Aum em voz alta, pois assim o som pode vibrar também nos teus ouvidos físicos e espalhar-se pelo corpo inteiro. Isto irá convencer a tua mente exterior e dar-te um maior sentido de alegria e realização. Quando cantado em voz alta, o som ‘M’ deve durar pelo menos três vezes mais que o som ‘AU’.
Não interessa a gravidade dos nossos erros, se cantarmos Aum muitas vezes do mais íntimo do nosso coração, a Compaixão omnipotente do Supremo perdoar-nos-á. Num piscar de olhos o poder de Aum transforma escuridão em luz, ignorância em sapiência e morte em Imortalidade. Aum tem poder infinito; somente por repetir Aum podemos ser realizados em Deus. Tudo o que Deus tem e tudo o que Deus é, por dentro e por fora, Aum pode oferecer-to, porque Aum é ao mesmo tempo a vida, o corpo e o sopro de Deus.
Texto retirado do livro “Meditação” de Sri Chinmoy