O Yoga e a Vida
Sem Yoga não há autodescoberta. Yoga não é uma religião. Yoga é a Verdade Universal. É a verdade tradicional da Índia. Yoga é a experiência mais importante da vida. O verdadeiro Yoga e a vida caminham juntos. Não podem ser separados. Caso tente separá-los, falhará. O Yoga e a vida são tão inseparáveis quanto o Criador e a criação.
Qualquer um pode praticar Yoga e este pode ser praticado independentemente da idade. Porém, é necessário compreender o que realmente é o Yoga. Infelizmente, existem pessoas que pensam que Yoga significa posturas físicas e exercícios de respiração. Isto é um erro deplorável. Estes exercícios e posturas são estados preliminares e preparatórios, que levam à concentração e à meditação, as quais por si só nos podem levar a uma vida mais profunda, mais elevada e mais plena.
Hatha Yoga é o ponto de partida. Praticar Hatha Yoga é como estudar no jardim de infância, ao passo que concentração, meditação e contemplação são os cursos universitários. Mesmo que não estude no jardim de infância, você pode facilmente chegar à universidade. Alguns bons alunos, alunos brilhantes, conseguem saltar alguns níveis escolares. Eles não precisam de passar pelo jardim de infância. Começam no 1º ciclo do ensino básico e seguem adiante. Mas se você não começar, como poderá alcançar o seu destino? O que o Hatha Yoga nos pode ensinar, nós devemos aprender com vontade, mas não devemos dar uma importância exagerada a esse pequeno ramo da enorme árvore do Yoga.
Caso o seu corpo não seja suficientemente forte, hoje terá uma dor de estômago, amanhã terá uma dor de cabeça e depois de amanhã uma outra enfermidade. Naturalmente, não se conseguirá concentrar e meditar. Por isso é importante manter o corpo em forma. Os asanas do Hatha Yoga são muito melhores para o corpo do que os exercícios intensos feitos no Ocidente. Os asanas harmonizarão o seu corpo, desde que não faça demasiados. Se os asanas forem feitos de forma muito dinâmica, podem despertar sentimentos agressivos. Mas quando os faz corretamente, você adquire uma vibração suave, dócil e agradável.
O Hatha Yoga pode ajudar-nos um pouco a nível espiritual, mas temos de saber em que ponto estamos na nossa jornada espiritual. Se somos muito inquietos, poderemos fazer exercícios de Hatha Yoga no início, para aprendermos a sentar-nos em silêncio e calmos. Contudo, caso não sejamos vítimas constantes da inquietação, mesmo que sejamos completos principiantes, o Hatha Yoga não será necessário, pois quando entramos em meditação, automaticamente entramos num estado de calma e silêncio. Ao praticar exercícios de Hatha Yoga, sentimos que estamos a regular e disciplinar a nossa vida. Mas quando meditamos corretamente e a energia-vida entra em nós, a partir da nossa meditação, automaticamente a nossa vida é disciplinada. A Paz e a Luz divinas de que precisamos, nós nunca, nunca as obteremos do Hatha Yoga. Portanto, se quiser fazer asanas por cinco ou dez minutos diariamente para manter o seu corpo em forma, pode fazê-lo. Mas se quiser fazer Hatha Yoga durante duas horas antes de meditar, será um completo desperdício de tempo.
O que é o Yoga? Yoga é autoconquista. Autoconquista é realização-Deus. Aquele que pratica Yoga faz duas coisas ao mesmo tempo: ele simplifica a sua vida inteira e obtém um acesso livre ao Divino.
Não é possível fingir no campo do Yoga. A nossa aspiração deve soar verdadeira. Toda a nossa vida deve soar verdadeira. Nada é impossível para um aspirante dedicado. Um Poder superior guia os seus passos. A fortíssima Vontade de Deus é a nossa mais segura proteção. Não importa por quanto tempo ou quantas vezes ele tenha errado, ele tem todo o direito de voltar ao seu próprio lar espiritual. A sua aspiração é uma chama ascendente. Não tem fumo, não necessita de combustível. Ela é o alento da sua vida interior. Ela leva-o às margens do Além Dourado. O aspirante, com as asas da sua aspiração, voa alto para os reinos do Transcendental
Texto retirado do livro “A Aventura da Vida” de Sri Chinmoy