Pensamentos positivos

Created

Se constantemente alimentarmos pensamentos bons, puros e divinos, as forças negativas não conseguirão permanecer em nós.

Todos os dias, cedo pela manhã, pelo menos por cinco minutos, devemos exercitar o nosso pensamento positivo, vontade positiva e força positiva. O que queremos dizer com força positiva? Queremos dizer que a Verdade existe dentro de nós e está a ser realizada. Então, tentamos sentir que a verdade já está incorporada. Por fim, procuramos sentir que a Verdade deve ser revelada e manifestada em e através de nós. Assim, não poderá haver força negativa que nos perturbe ou que destrua a nossa aspiração. Muitas vezes, permitimos às forças negativas que nos ataquem. Todavia, se não lhes dermos a oportunidade, as forças negativas terão de permanecer a milhares de quilómetros afastadas de nós.

Apenas ame mais a vida elevada.

A vida inferior

Automaticamente o evitará.

P. Qual é a melhor maneira de lidar com pensamentos não divinos que aparecem durante a meditação?

R. No momento em que um pensamento negativo ou maldoso entra na tua mente, deverás tentar usar a tua aspiração para o rejeitar pois, durante a meditação, tudo é muito intenso. Enquanto estiveres a conversar ou imerso nas tuas atividades quotidianas, podes ter qualquer tipo de pensamentos, pois os teus pensamentos não são tão intensos nessas alturas. Mas se um pensamento não divino aparece durante a meditação, o poder da tua meditação fará com que ele engrandeça e se intensifique. A tua vida espiritual enfraquece a partir do momento em que deixas a tua mente ser tolerante a pensamentos não-aspirantes durante a meditação. Se um bom pensamento chegar, poderás tentar ampliá-lo, ou levá-lo até um nível superior. Mas se tiveres um pensamento negativo, tenta fazê-lo desaparecer imediatamente.

Como consegues fazer isto? Se o pensamento que te está a atacar advém do mundo exterior, tenta reunir a vontade da tua alma vinda do teu coração e trazê-la mesmo em frente da tua testa. No exato momento em que a vontade da tua alma for vista pelo teu pensamento que tenta entrar em ti, esse pensamento será obrigado a desaparecer.

Mas se não tiveres uma força interior capaz de alcançar isto, não te inquietes. Por vezes quando pensamentos erróneos aparecem durante a meditação, o aspirante sente que a força do mau pensamento é tão forte que mesmo que tenha meditado por duas ou três horas, é um esforço escusado. Um pensamento mundano ou erróneo aparece e pensamos que tudo o resto se perdeu. Isto é insensato. Desde que não deixes que a tua mente permaneça neles, não deves dar qualquer importância ao pensamento incorreto nesse momento particular.

Se as emoções, pensamentos do vital inferior ou pensamentos sexuais chegarem durante a meditação e não fores capaz de os deixares do lado de fora ou de os expulsares, tenta sentir que estes pensamentos são tão insignificantes como formigas. Simplesmente não lhes prestes qualquer atenção. Se sentires que o poder espiritual que recebeste da tua prática meditativa é infinitamente mais poderoso que o poder dos teus maus pensamentos, então estes pensamentos não poderão utilizar a tua força meditativa para os seus propósitos. Mas o que normalmente acontece é que ficas muito assustado com estes pensamentos e não lhes consegues resistir. Ao estar a pensar neles e estando com medo, tu estás a dar-lhes poder.

É verdade que estes pensamentos maliciosos se podem tornar muito intensos durante a meditação. Mas podes facilmente trazer ao de cima pensamentos positivos que são infinitamente mais poderosos. Durante a meditação quando os maus pensamentos vêm até ti, imediatamente tenta relembrar uma das tuas mais doces ou mais elevadas experiências divinas. Entra na tua própria experiência que tiveste dias ou anos antes e tenta trazê-la para a mente consciente. Verás que enquanto estiveres imerso na própria experiência, o pensamento vindo do baixo plano vital está obrigado a deixar-te pois a mais elevada, profunda e pura alegria estão na tua consciência. Alegria divina é infinitamente mais poderosa que o prazer. O néctar-divino da tua própria experiência espiritual é infinitamente mais forte que as tuas forças vitais inferiores. Deste modo poderás resolver o teu problema sem abandonar a tua meditação.

Pensamentos negativos vêm para te atacar e retirar os teus sentimentos divinos, pensamentos divinos e poder divino. Mas quando prestas total atenção aos pensamentos divinos e encorajas e nutres somente sentimentos divinos, em muitos casos os pensamentos negativos vão simplesmente embora. Dizem, “Ele não se importa connosco. Não temos lugar aqui”. Os maus pensamentos também têm o seu orgulho e têm tremenda inveja dos pensamentos divinos. Eles não se importam contigo se tu não te importares com eles.

Até ao momento apenas tenho falado de pensamentos que advêm do exterior. Porém, pensamentos não divinos poderão surgir de dentro. A princípio é difícil distinguir entre pensamentos que vêm de fora e aqueles que surgem de dentro. Mas gradualmente serás capaz de sentir a diferença. Pensamentos que aparecem do exterior podem ser afastados mais rapidamente do que aqueles que te atacam desde o interior. Mas se pensamentos impuros e não iluminados emergem do teu interior, então poderás fazer uma de duas coisas. Podes tentar sentir que existe um buraco mesmo no topo da tua cabeça. Em seguida faz com que os pensamentos fluam por esse buraco, como um rio que segue só numa direção e não volta atrás. Eles desaparecem, e tu ficarás livre deles. O outro método consiste em sentir que és um oceano infinito, completamente calmo e quieto, e que os pensamentos são como peixes à superfície. O oceano não presta qualquer atenção às ondulações dos peixes.

Textos retirados dos livros: “A Jornada ” e “Meditação” de Sri Chinmoy