Porque meditamos?

Updated

Porque meditamos? Meditamos porque este mundo em que vivemos não foi capaz de nos preencher por completo. A chamada paz que sentimos no nosso dia-a-dia dura cerca de cinco minutos depois de dez horas de ansiedade, preocupações e frustrações. Estamos constantemente à mercê das forças negativas que estão à nossa volta: inveja, medo, dúvida, preocupação, ansiedade e desespero. Estas forças são como macacos. Quando se cansam de nos incomodar e nos deixam por alguns minutos, então nós dizemos que estamos em paz. Mas esta não é a verdadeira paz, e no momento seguinte eles voltam a atacar.

Só através da meditação poderemos obter uma paz duradoura, paz divina. Se meditarmos com toda a nossa alma durante a manhã e recebermos paz por um minuto somente, esse minuto de paz permanecerá conosco durante o dia inteiro. E quando entramos num nível meditativo elevado, então teremos paz permanente, luz e encanto. Precisamos de meditar pois queremos crescer em iluminação e preenchermo-nos de luz. Se esta é a tua aspiração, a  tua sede, então a meditação é o único caminho.

Se nos sentimos satisfeitos com aquilo que possuímos e com o que somos, então não é necessário entrar no mundo da meditação. A razão para seguirmos com o caminho da meditação é porque temos uma fome interior. Sentimos que dentro de nós existe algo de luminoso, algo vasto, algo divino. Sentimos precisar disto muitíssimo; só que agora não temos acesso a isto. A nossa fome interior vem da nossa necessidade espiritual.