SRI SCHINMOY (1931-2007)
Foi um Mestre espiritual realizado que se dedicou a inspirar e a servir aqueles que procuravam um sentido mais profundo para a vida. Através dos seus ensinamentos de meditação, palestras e obras escritas, bem como através da sua própria vida de serviço dedicado à humanidade, ele tentou mostrar aos outros como encontrar a paz e o preenchimento interior.
Nascido em Bengali em 1931, Sri Chinmoy entrou num Ashram (comunidade espiritual) com a idade de 12 anos. A sua vida de prática espiritual intensiva incluía meditação por mais de 14 horas por dia, juntamente com poesia, canções devocionais, prática de serviço auto devotado e treinos de atletismo. Na sua tenra adolescência, teve muitas experiências interiores profundas e atingiu a realização espiritual. Permaneceu no Ashram por mais 20 anos, a aprofundar e a expandir a sua realização e em 1964 foi para Nova Iorque para partilhar a sua riqueza interior com buscadores sinceros.
Como parte da sua oferta auto devotada à humanidade, Sri Chinmoy conduziu meditações pela paz duas vezes por semana para os embaixadores e staff nas Nações Unidas em Nova Iorque.
Sri Chinmoy levou uma vida ativa, demonstrando vivamente que a espiritualidade não é uma forma de escapar ao mundo, mas um meio para o transformar. Escreveu mais de 1.000 livros, os quais incluem peças de teatros, poemas, histórias, redações, comentários e perguntas-respostas sobre espiritualidade. Pintou milhares de quadros místicos e compôs mais de 20.000 canções devocionais.